sábado, 8 de setembro de 2012

Um Metodo Perigoso

Boa noite pessoinhas, tudo bem??
Bom hoje vou faalr de um filme que muito me interessa e gostei bastante, "Um metodo Perigoso"[não entrarei em ficha tecnica!]o filme não é velho, no inicio do ano ainda estava no cinema, mas nao teve muita divulgação, logo aqui no cantnho da Cass você vai saber do que estou falando!!
da esquerda para a direita, Nosso querido Freud interpretado pelo Viggo Mortesan, Sabina Spielrein interpretada pela Keira Knightley e  Meu Cachorro pensante favorito Jung Interpretado pelo Michael Fassbender(quando você assistir o filme entenderá porque o chamei de cachorro!)
O Filme começa com Sabina chegando a um manicomio no inicio do Seculo XX e quem pega seu caso é o Dr. Jung que resolve usar nela as reorias de Freud.
Ao Saber de seu interesse pela medicina e mais para frente pela Psicanalise, isso caba gerando uma certa afinidade entre o Jovem medico e sua paciente, que gera papos intelectuaise um caso amoroso.

E Freud nessa Historia?? 
Bem, Jung chega a conhece-lo pessoalmente e isso Gera uma amizade interessante...
Não vou dizer mais anda para nao estragar o filme, mas super recomendo o filme!!


Off: Não é o tipo de filme q recomendo que você assista com crianças, e com seus avós nuam bela tarde de domingo, #FikDik


Bom, Galerinha uma cois alegal tambem é que a internet não é apenas uma fonte inesgotavel de porcaria, por incrivel que pareça, tambem existe cultura na rede muldial de computadores e eu achei foto do Freud, Jung e Sabina Originais comparados com os "novos"



Para mim ficou bem parecido!
Dizem que Freud era bem Arrogante no filme mostra assim uma certa arrogancia quanto a mudar suas ideias, mas eu Admiro ele, pela obra e porque uma vez vi, que para criar a Psicanalise ele precisou abrir mão de boa parte do que ele aprendeu, para isso rpecisa de muita coragem!


 
 
Sabina Spielrein...Pouco sei sobre ela...
Na verdade nem achei uma foto melhor do que essa..
Uma coisa que sei é que ela foi morta pelos Nazistas e que ela foi muito importante para a criação da Psicolofia Analitica do Jung




Jung...
Chegou a ser considerado o Herdeiro da Psicanalise, até que rompeu com Freud, Passou 6 anos em depressão e resurgiu das cinzas como a Fenix com a Psicologia Analitica!

Escreveu Muitos livros!![em breve posto fotos dos que tenho sobre ele^^]
entre sua comtribuição para a psiocologia tem os concetos de Arquetipos, Inconciente coletivo e muito mais.
Jung era mais mistico, enquanto Freud era mais, digamos " Pé no concreto" esse foi até onde sei um dos se nao O principal motivo para a ruptura deles!

e.. para o delete de vocês, vou postar um pouco sobre o teste de personalidade de Jung:


A primeira dimensão do tipo de personalidade diz respeito a como interagimos com o mundo e, principalmente, onde obtemos e onde dirigimos a nossa energia.
.
Extrovertidos (E)
   São energizados quando interagem com outras pessoas
   Gostam de concentrar sua energia no mundo externo das coisas e pessoas introvertidos (I)
   São energizados quando despendem o tempo sozinhos
   Gostam de concentrar sua energia no mundo interno das ideias e pensamentos
.
A segunda dimensão do tipo descreve as duas maneiras diferentes como as pessoas percebem, ou assimilam as informações. Que espécie de informação notamos naturalmente? Algumas pessoas concentram-se no que é, enquanto outras no que é possível.•
 .
Sensoriais (S)
.
   Normalmente prestam mais atenção a fatos e detalhes
   São pessoas mais realistas e práticas
.
Intuitivos (N)
.
   Tentam entender as conexões, significados e implicações
   São pessoas mais imaginativas e criativas
.
A terceira dimensão do tipo se relaciona com a maneira como tomamos decisões e chegamos às conclusões. Todos nós apresentamos uma preferência natural inata por tomar decisões baseadas na lógica ou em nossos sentimentos e valores pessoais.
.
Pensadores (T)
.
   Tomam as decisões mais objectivamente, pesando os prós e contras
   Valorizam a lógica e a justiça; um padrão para todos
.
Sentimentais (F)
.
   Tomam as decisões baseados em como se sentem acerca do assunto e como os outros serão afectados
   Valorizam a empatia e a harmonia; vêem a excepção para a regra
.
A quarta dimensão do tipo de personalidade (desenvolvida pelas Briggs) se relaciona a se preferimos viver de uma maneira mais organizada (tomando decisões) ou de uma maneira mais espontânea (assimilando informações).•
.
Julgadores (J)
.
       São mais felizes depois que as decisões foram tomadas
       Tendem a tomar as decisões rápida e facilmente
.
Perceptivos (P)
.
       São mais felizes deixando as suas opções abertas
       Tendem a sentirem-se ansiosos e inseguros ao tomarem decisões
.
Existem mais características observáveis em cada um dos critérios, mas acho que estas podem dar uma boa ideia do que cada critério mede. Então, conjugando essas quatro dualidades (como tenho chamado por oporem dois conceitos diferentes), obtém-se 16 diferentes tipos psicológicos, que podem ser agrupados como subgrupos usando diferentes critérios, com diferentes aplicações.
.
Na década de 70, David Keirsey, psicólogo americano, lançou um livro com um nome não muito pretensioso, pelo menos para os académicos: “Please Understand Me”. Neste livro, ele criou um desses subgrupos que citei acima, que ele veio chamar de Temperamentos. Estes Temperamentos que deram ao Inspiira.org seu maior insight, e o objecto de sua missão, de todas as aplicações e implicações de se compreender estes padrões de comportamento desta maneira. O modelo utilizado para os 4 temperamentos (contendo 4 tipos cada um), já havia sido usado no campo da filosofia, desde Galeno, e os gregos antigos, alguns até um pouco conhecidos, como Platão e Aristóteles.
.
Este modelo do Keirsey uniu a teoria levantada por Jung, o critério extra desenvolvido pela família Myers Briggs e também a ideia delas do indicador, mais a teoria dos Temperamentos que vinha carregando diferentes nomes na psicologia, e definiu os quatro Temperamentos, que são definidos pela presença de duas letras específicas no tipo das pessoas:
.
   SP: Sensorial Perceptivo (chamados Artesões) – Tipos: ISFP, ESFP, ISTP, ESTP
.
SPs desejam estar onde está a acção; eles procuram aventura e anseiam por prazer e estimulação. Marvin Zuckerman, um psicólogo americano, definiu esse tipo como "a personalidade que busca sensação". Os SPs acreditam que a variedade é o tempero da vida, e que fazer coisas que não são divertidas ou excitantes é uma perda de tempo.
.
   SJ: Sensorial Julgador (chamados Guardiões) – Tipos: ISFJ, ESFJ, ISTJ, ESTJ
.
SJs são pessoas sensatas, realistas e que são a espinha dorsal das instituições e os verdadeiros estabilizadores da sociedade. Eles acreditam em seguir as regras e cooperar com as autoridades; de fato, eles não se sentem nada bem em improvisar ou causar encrencas.
.
   NF: Intuitivo Sentimental (chamados Idealistas) – Tipos: INFP, ENFP, INFJ, ENFJ
.
Os NFs acreditam que a cooperação amigável é a melhor forma para que as pessoas atinjam os seus objectivos. Eles sonham em remover os muros de egoísmo e conflito que dividem as pessoas e têm um talento único para ajudar as pessoas a resolver as suas diferenças e assim trabalharem juntas. Tal harmonia interpessoal poderia ser um ideal romântico, mas os NFs são românticos incuráveis que preferem concentrarem-se no que poderia ser em vez do que no que é.
.
   NT: Intuitivo Pensador (chamados Racionais) – Tipos: INTJ, ENTJ, INTP, ENTP
.
Seja qual for o seu campo, os NTs esforçam-se por compreender o mundo natural em toda a sua complexidade. NTs desejam aprender acerca dos princípios abstractos ou leis naturais que descrevem a realidade, como também em descobrir a estrutura e função dos sistemas complexos do mundo; sejam sistemas mecânicos, orgânicos ou sociais. Eles são completamente pragmáticos acerca do como ganharão esse conhecimento.
.
Em resumo, os artesãos seriam as pessoas que curtem o momento, e querem viver todas as oportunidades,   e aceitam o que for colocado para eles. Os guardiões são os pilares da sociedade, e as pessoas que querem manter tudo como está sendo feito, os tradicionais. Os idealistas são aquelas pessoas que vivem no mundo das ideias, sem se preocupar muito de que maneira vão executar qualquer plano de acção. E os racionais são preocupados com conceitos, ideias e teorias, e estão preocupados de que maneira podem usar seus conhecimentos para impactar na vida das pessoas. Grandes cientistas da história pertencem a este último grupo.
 
 
 
Bom gente, espero que tenham gostado, se pá aidn ahoje posto uma foto com meu livro do Jung, Até maais!
 
FONTES:
http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/86234.html
http://cinemaeaminhapraia.com.br/2012/04/09/um-metodo-perigoso-a-dangerous-method-2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário