quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dialética do Senhor e do Escravo, Filme Dogville

Hoje na aula de filosofia assisti um filme muito interesse e ao mesmo tempo que incomoda muito chamado Dogville.
Vou começar falando do conceito, bem interessante, o fime se passa numa cidade pequena, e a cidade é um palco teatral, digamos assim, isso para mostrar o conceito de que para eles nao existia nem o privado nem o publico, o Cachorro, você ouve, eles até integem com ele em alguns momentos, no entanto, você nao o vê pois para os habitantes ele não é.

O Filme conta sobre uma cidadezinha que fica no final de uma estrada, entre montanhas, sem lei nem nada, e uma forasteira misteriosa chamada Grace(Nicole Kidman) que vai parar lá quando estava fugindo de gângsteres e lá ela fica sob uma suposta proteção das pessoas da cidade.
Suposta pois ao longo da historia as pessoas com o medo dela, devido ao que a polícia falava, começam a cada vez cobrar mais e mais dela, e ela com medo de ser entregue a polícia e aos gangsteres ela se sujeita a todo tipo de humilhação e violência.


O filme trás conceitos Hegelianos, como a Dialética do Senhor e escravo, Onde o Senhor escraviza o outra para ser que é.As pessoas da cidade de inicio não possuem lei, nem nada, não sabem o que significa poder, nem possuem consciência de Si, mas ao escravizar Grace vão descobrindo o poder, criando a consciência para Si, eles precisam dela para serem quem são.Já Grace buscando o reconhecimento das pessoas se sujeita cada vez a mais humilhações.
Grace é o Não Ser na cidade que ao escraviza-la passa a ser.
[Se você já leu Hegel ou teve aula sobre talvez entenda do que estou falando[se estou falando certo.. .-.]

~¤ALERTA SPOILLER¤~
as pessoas que de início ela chamava de amigos, logo se mostraram algozes e chantagistas.
Os homens da cidade começaram a usar seu corpo como forma de pagamento por aceitá-la na cidade e quando ela disse tudo na cara daquela suposta sociedade, que a escravizava foi tida como alguém que só trouxe coisas ruins a cidade e foi expulsa junto do paspalho de seu "namorado" que além de não defendê-la dos abusos, reclama quando ela não quer se entregar a ele e ainda a culpa pelo crime que ELE cometeu, fazendo ela passar por humilhações.
Confesso que ao longo do filme me revoltava pois vejo situações reais muito próximas que também me revoltam, e no final eu me senti vingada!

~¤FIM DO SPOILLER¤~

Dogville é um filme bem interessante, mas ao mesmo tempo perturbador, ele tira sua Inocência perante o mundo, mostra o quanto pessoas julgadas boas podem ser extremamente cruéis!
Não é o tipo de filme para você assistir com sua família num sábado a tarde, mas um filme interessante de ser assistido num momento de reflexão sobre o mundo, Recomendo!

Um comentário:

  1. Parece que você está aprendendo bem tanto matéria do curso, quanto crítica de cinema, hein! outra postagem que podia estar no Casal Troll ^^

    ResponderExcluir