quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nietzsche - Novamente a verdade nua e crua!

Na aula de Filosofia de hoje começamos a estudar Nietzsche, e apesar de ser cliochê falar dele(já que se duvidar até em farmacia vende livro dele!]eu achei alguns pontos muito interessantes e concordo com ele sobre..

*seguindo os pontos discutidos em aula*
Nietzsche, para começar dizia não escrever para os homens de seu tempo, dizia escrever para as pessoas a frente de seu tempo, pois banhado em sua incrível modéstia ele se achava O homem (Ecce homo - Eis o Homem).E de fato, imaginando se ele estivesse vivo nos dias de hoje,  não seria difícil ele conseguir ver a teoria dele totalmente aplicada na vida contemporanea.
Para começar ele dizia que o Ser humano inicialmente era um animal com um Puta dum potencial!só que ele involuiu...sim INvoluiu pois passou de Animal para Homem e se houvesse de fato evoluído passaria de Animal para Super-Homem.[Não pensem no super homem dos quadrinhos ok?? esquece ele!!]
Então duas perguntas surgem:
1 - O que é esse Super Homem??
2 - Por que não nos tornamos esse Super Homem.

Esse Super homem nada mais é do que um Ser que vive intensamente. tem as emoções a flor da pele, e não segue uma moral, pois para ele, foi essa Moral(principalmente a moral cristã)que domesticou o ser humano, e assim ele Involuiu para Homem.

Dai vem a outra pergunta:
Como Sem Moral? faz o que quer?não seria um caos?
e eu pergunto; Já não vivemos um Caos?
na verdade o Super Homem ele sim poderia fazer o que quiser sem as amarras da sociedade da moral, da lei e tudo mais, no entanto ele viveria tudo com intensidade absurda, muito mais do que nos vivemos hoje!
Nos vivemos do jeito que vivemos pois a Sociedade dita para nós como devemos viver, e algumas provas disso são as novelas, onde as pessoas sempre querem seguir o padrão da vida da quele X personagem.
Quem que não "quer" completar 18 anos, tirar carta, ter um carro, Fazer um curso superior, trabalhar, casar, ter filhos, ser bem sucedido e morrer??
Agora te pergunto, é isso que VOCÊ quer ou a sociedade quer isso para você?
Já que este é o meu blog pessoal, vou comentar sobre minha vida; a cada 15 dias mais ou menos alguem vem tentar me convencer como ter um Carro é bom, como é útil ter carteira de motorista, acham absurdo eu não comer carne, se chocam ou não acreditam quando digo que NÃO quero casar nem ter filhos, Por que?Porque incomoda, ver alguem que não segue o roteiro!
e de onde surgiu esse roteiro? Do convívio social!
e Obviamente o Super homem ele não viveria em sociedade, não foi feito para isso, o próprio homem não foi feito para isso e isso faz com que ele se torne isso que ele é hoje, pessoas entorpecidas que não sentem emoção com nada!Sabe a depressão?É esse o destino final da nossa sociedade sufocante a frase "sinto que o que faço não tem sentido" de fato, não tem sentido, Bem vindo a Terra Magica da Depressão!
Todos nos criamos isso, Fazemos Parte disso e quando percebemos, nos calamos...



Algo que agora refletindo me lembra a Negligência com o corpo da Moral cristã
Não pense, mas 
Se pensar, não Faça
Se fizer, não Goste
Se gostar não conte a ninguém
Pois Se não vai influenciar a todos!


Interessante ler isso e aplicar isso ao conhecimento, inclusive, conhecimento do mundo em que vivemos, pois de certa forma, é colocada essa amarra cultural. Até porque,  muitas vezes quando você fala, você é o Chato!por outro lado, viajando agora, seria assim talvez a chance da nossa sociedade se livrar das amarras...
Enfim... algo a se pensar...
Não sei se viajei muito, mas acho que falei que pensei, apesar que não comentei muito sobre a Moral cristã, acho que deu também para reforçar o que aprendi...



Um comentário:

  1. Amor, tem mutias coisas que realmente me intrigam... seria eu o tal "!Super Homem", só que com a idéia de casar e ter filhos? se for seguir pelo que ele diz, SIM!

    Mas, infelizmente, sou obrigado a seguir os planos de amansamento, de me vestir como não me sinto confortável,e o jeitoq ue me faz confortável ser o 'fora de moda'.

    Quer dizer... Eu tenho sentimentos amorosos e quero ter uma família, mas, não da forma que a sociedade acha certo. A única coisa que sria "certa" diante a sociedade, era o meu sonho de casar mesmo. De resto, acabo sendo bem contra o que oa sociedade impõe. E sou alertado quanto á isto, inclusive por você, a todo instante!

    Nietzsche não estava á frente apenas do seu tempo, mas sim, também do NOSSO tempo atual.

    ResponderExcluir