quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O que é essencia??

Na Faculdade tenho aula de filosofia, e nas ultima duas aulas vimos sobre Descastes, um filosofo que para quem nao sabe, influenciou muita coisa da nossa vida, ele q criou o Plano Cartesiano, ele que cria o conceito de que se algo nao serve para nada, DESCARTE. Pois eh, esse filosofo influenciou muita coisa de nosso dia a dia e pouco estudamso sobre ele no Colegio[profundo pezar!! u.u]
mas voltando..
Descartes em uma de suas meditações fala sobre a essencia, e veio a discução em sala de aula, o que é a essencia??É algo que esta dentro de nos??Para Descartes é!Ele usa o exemplo da cera, se vc pega-la e colocar proximo ao fogo ela vai derreter, sua aparencia vai mudar, seu cheiro vai mudar, ate sua cor pode mudar, mas aidna é cera, logo a essencia da cera esta alem de sua forma fisica, ja para outro filosofo[que nao elmbro quem, mas acho que é o Thomas Hime] diz: "A essencia do Peixe é a água" ou seja sua essencia nao esta dentro de você, passando isso para os seres humanos, faz total sentido, prova disso eh o Behaviorismo, a unica linha da psicologia comprovada Cientificamente, sinto muito caro Leitor, mas fato é, você é um fruto do meio em que você vive!
você ja parou para pensar como seus habitos seriam diferentes se você tivesse nascido em meio a outra cultura??com certeza seria bem diferente do que é hoje, no entanto essa resposta nao me satisfaz!falta algo!
a Essencia do peixe é a água, no entanto não é por que esta na água que é peixe, mas tambem, se tirar da água deixa de ser um peixe[pelo menos um peixe vivo...]então onde esta exatamente essa essencia??
Voltando novamente ao ser humano, dento de uma mesma familia, com varias pessoas que tiveram a mesma criação, cada um tem sua propria personalidade, logo vem alguem e diz: "ai entra a psicanalise para explicar o Edipo e talz" será?? quem já teve animal de estimação sabe que mesmo no mesmo ambiente, individuos da mesma especie apresentam caracteristicas de personalidades diferentes, habitos diferentes, isso quando criança eu observava nos meus peixes, haviam aqueles que chegavam e se escondiam atras da bomba do aquario e ali ficavam por um bom tempo, haviam tambem aqueles que nadavam para  lá e para cá sem rumo, "brincavam" de pega pega, e pergunto, a Psicanalise explica isso??não que eu nao acredite na psicanalise, muito pelo contrario, mas nao acho muito viavel um analista tentar explicar um peixe e sua personalidade...
Novamente pergunto, onde esta então a Tal essencia?? se todos somos frutos do meio, memso sem o meio nao ser 100% donos de nos??
Seria então uma questão de alma??um espirito, algum tipo de pessoa que por algum motivo nasceu no corpo de um peixe??nesse caso a personalidadede uma vida atras poderia estar de certa forma presente neste novo ser e com o tempo ser moldada pelo ambiente, com o proposito de evoluir aidna mais este espirito, no entanto, acho pouco provavel academicos aceitarem uma teoria que cheia a um espiritismo de leigo.
mas de onde mais pode vir a Tal essencia sem ser algo profundo mas ao memso tempo mutavel pelo meio em que vive??
Bom, acho valido dar masi uma refletida sobre o assunto antes de escrever mais, espero que tenha gostado e que comente sobre!!

Um comentário:

  1. Tudo está além da alma e do subconsciente e bem além do que está á nossa volta... O tempo, o espaço, e tudo mais, tem influência sobre nós, e nós temos também influência sobre tudo. Nada funciona totalmente sozinho, sempre haverá algo extra para mudar ou mover de lugar!

    ResponderExcluir