quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dicas de Livros de Psicologia

Boa tarde, tudo bem?? curtindo bastante as férias?? Bom, estou curtindo a minha tentando por em dia minhas leituras, e estudando o que tanto amo, a psicologia.
Hoje vou postar alguns livros que li ou que estou lendo e os considero bons, principalmente para iniciantes
 Ah! uma dica importante: quem quiser comprar livro eu recomendo sempre o estante virtual, vou fazer a pesquisa no site e posto o link junto

O primeiro que vou indicar foi um dos meus primeiros Livros, Chama Psicologias - Uma Introdução ao estudo da Psicologia.Os autores são: Ana Merdês Bahia Bock, Odair Furtado e Maria de Lourdes Trassi Teixeira e é da editora Saraiva.
O Legal desse livro que ele te da uma base das diferentes abordagens da psicologia, como o Behaviorismo, psicanálise, e cognitivo, fora diversos assuntos que ele trata sem se aprofundar muito, é mais uma base para o que você vai ver na faculdade, caso você de fato escolha estudar psicologia.
Outra coisa bacana de ser lembrada é que o livro tem um certo ar de colegial, inclusive ouvi dizer que ele é voltado para dar aula no colegial, ele tem imagens(coisa rara de se ver em livros universitarios) e sempre da dicas de onde conseguir mais informações.
Compre aqui este livro




Esta dica é para quem já estuda Psicologia, A Historia da Psicologia Moderna de Duane P. Schultz e Sydney Ellen Schultz.
Este livro conta a Historia da Psicologia desde os seus primórdios quando ainda era filosofia sem qualquer perspetiva de virar uma ciência, passando por todos os importantes nomes que a consagraram como tal!
O legal deste livro é que ele foi bem diagramado e tem uma leitura gostosa de ser feita, quando tem um termo novo logo a baixo tem uma legenda explicando o que significa, não costuma misturar os tempos e tem a biografia daquela determinada pessoa ajudando assim você a compreender o porquê de certas coisas, achei muito bom, meu único problema é que Historia nunca foi meu forte...
mas faz parte!
Pesquise Preços deste livro Aqui


A próxima dica é para quem gosta de Psicanálise(Assim como eu) o Livro Psicanálise na Terra do Nunca do casal Diana L. Corso e Mario Corso faz uma analise de diferentes fases de nossa vida com filmes usando, claro a Psicanálise.
Uma coisa que achei bem legal é que os autores São brasileiros, ou seja: Nada de erro de tradução!Outra coisa bem legal também é que relaciona com filmes e series de diferentes tempos e que agrada diferentes gerações, explicando suas historias, personagens conflitos e o que temos de comum com eles.
é um livro interessantíssimo que com toda certeza vale muito a pena!!
Compre aqui este livro
(Off:Comprei pela Fabrica de Biblioteca e chegou dois dias depois, isso que no dia seguinte era feriado!)




Agora um dos meus favoritos!
Indicação inclusive de uma professora que eu adoro!!
o Livro O homem e Seus Símbolos do Jung foi a ultima coisa que ele escreveu, poucos dias apos terminar de escrever ele faleceu e deixou o projeto a ser finalizado pelos seus discípulos.
O livro tem participação de discípulos escolhidos a Dedo, entre essas participações, a de Aniela Jaffé que foi sua paciente, depois passou a secretaria e foi quem escreveu a Biografia de Jung.
Este livro tem uma historia bem interessante, pois ao contrario das demais publicações do Jung, este livro tem como publico alvo todos que tem interesse em sua teoria independente de formação acadêmica ou não!Então se você também tem curiosidade sobre este tão Renomado autor este livro é ótimo!!
Pesquise preços aqui!
(Off: quando comprei, no site da FNAC esta com um super desconto... não sei se quando você ver ainda vai estar, mas é sempre valido dar uma pesquisada neh?]


Meu mais novo filho, quer dizer.. Livro.
Na verdade este aqui eu terminei de ler hoje, fininho, ilustrado e com uma boa base para a teoria do Jung também o Livro Entendendo Jung - Um Guia Ilustrado trás os princípios básicos de sua teoria em cerca de 160 folhas, temperadas carinhosamente com a historia do Jung e ilustrações(coisa que para quem não sabe, é algo importante nas leituras do Jung, inclusive presentes no Livro O Homem e seus símbolos.)
O Livro também conta da vida de Jung desde sua infância até sua morte e no final tem um mini dicionario, e algumas dicas de livros.
Uma coisa aleatória que gostei foi que a capa é feita de papel reciclável!acho que isso deu algo diferente, não sei explicar, mas achei muito boa essa ideia!
Antes de comprar, pesquise primeiro aqui




Chegando ao ultimo Livro de Hoje, também é um livro relacionado a Jung(Sim, gosto muito da teoria dele!)
Psicoterapia Junguiana e A Pesquisa contemporânea com crianças - Padrões básicos de intercâmbio emocional de Mario Jacoby comprei meio que por impulso, pois muito me chamou a atenção o fato de ser um livro que fala da Psicologia Junguiana e crianças!Comprei toda feliz, toda fui ler e não entendi muita coisa(na época estava com minha leitura do Homem e seus símbolos bem atrasada!) confesso que não li muita coisa desse livro, mas segundo minha professora é muito bom sim!
Vale lembrar que Mario Jacoby é analista no Instituto C. G. Jung em Zurique, ou seja, com certeza um Junguiano!
Parece que o Livro é raro... não perca tempo!
Off: Apos postar resolvi criar vergonha na cara e Ler mais um pouco deste livro, até porque, estou buscando um estagio próximo a crianças, e achei bem interessante o fato do livro dar uma pincelada na Psicanálise e diz o que é e não é muito valido na psicologia Junguiana, inclusive me senti melhor ao ler sobre o desenvolvimento do Bebê segundo uma autora que eu nem conheci e ver que o que ela descreve é basicamente a mesma coisa que estudei em psicanálise, ou seja, estou me sentindo mais a vontade com a Psicologia Junguiana


Bom Gente, por hoje é só!em breve posto mais dicas, espero que tenham gostado e que possa ter ajudado alguem com as dias!
Tenham um bom dia e até a próxima!



Um comentário:

  1. Amei as dicas, estou pensando em fazer psicologia e estou procurando uns livros para ver se irei gostar mesmo, as dicas de livros ajudaram muito. :D

    ResponderExcluir