segunda-feira, 13 de maio de 2013

Jung e familia

O casal se conheceu quando ela tinha dezesseis anos (algumas fontes dizem quinze) e ele era vinte e um. Eles se casaram em 14 de Fevereiro 1903 (Dia dos Namorados) Sete anos depois do primeiro encontro. Juntos, eles tiveram cinco filhos: Agathe, Gret, Franz, Marianne e Helene.
Quando Emma morreu Carl Jung esculpiu uma pedra em seu nome: "Ela foi a base da minha casa." Ele é muito caro. Disse ter chorado "Ela era uma rainha! Ela era uma rainha!" enquanto luto por ela. A inscrição Jung colocou sobre o túmulo de Emma foi "Oh vaso, sinal de devoção e obediência."
SOBRE O AMOR
Assim como nenhuma planta cresce contra morte, não existem meios simples de se facilitar uma coisa difícil, como no caso da vida. Podemos somente eliminar a dificuldade por meio de um correspondente emprego de energia. Assim também a solução do problema do amor exige o empenho do homem por inteiro, até seus limites. As soluções libertadoras só existem quando o esforço é integral. Todo o resto é coisa malfeita e inútil. Só se poderia pensar em amor livre se todas as pessoas realizassem elevados feitos morais. Mas a ideia do amor livre não foi inventada com esse objetivo, e sim para deixar algo difícil paracer fácil. Ao amor pertencem a profundidade e a fidelidade do sentimento, sem os quais o amor não é amor, mas somente humor. O amor verdadeiro sempre visa ligações duradouras, responsáveis. Ele só precisa da liberdade para a escolha, não para sua implementação. Todo amor verdadeiro profundo é um sacrifício. Sacrificamos nossas possibilidades, ou melhor, a ilusão de nossas possibilidades. Quando não há esse sacrifício, nossas ilusões impedirão o surgimento do sentimento profundo e responsável, mas com isso também somos privados da possibilidade da experiência do amor verdadeiro.
O amor tem mais do que uma coisa em comum com a convicção religiosa: ele exige um posicionamento incondicional, ele espera uma doação completa. E como apenas aquele que crê, aquele que se doa por completo a seu Deus, partilha da manifestação da graça de Deus, assim também é o amor só revela seus maiores segredos e milagres àquele capaz de uma doação incondicional e de fidelidade de sentimentos. Como esse esforço é muito grande, só alguns poucos mortais podem vanglorizar-se de tê-lo realizado. Porém, como o amor mais fiel e o que se doa ao máximo é sempre o mais belo, nunca se deveria procurar o que pudesse facilitá-lo. Só um mau cavaleiro de sua dama do coração recua diante da dificuldade do amor. O amor é como Deus: ambos só se oferecem a sus serviçais mais corajosos.
www.facebook.com/SouJung

Nenhum comentário:

Postar um comentário