terça-feira, 29 de julho de 2014

7 COISAS DESGASTANTES QUE VOCÊ DEVERIA IGNORAR

Todos nós estamos propensos a sofrer devido a coisas desgastantes, porém existem algumas que podem e devem ser ignoradas, mas, às vezes não conseguimos. Nesse texto você verá algumas as quais você deveria ignorar para viver em paz com si mesmo.
A vida é muito curta para se estressar com coisas que nem sequer merecem ser chamadas de problema em sua vida. Já dizia um velho amigo meu: “O Estresse sempre nos alcança. Afinal o estresse é inevitável, mas viver estressado é uma escolha.”
Esse texto surge como uma estratégia simples para superação do estresse que nos domina através de algumas coisas desgastantes que por mais simples que sejam acabam por nos prejudicar, então confira a enumeração de itens que fiz e espero que te ajude:
1• Negatividade flagrante.
Mantenha a calma e pense positivamente. Envolva o seu ser e inspire a si e os outros. Diga em voz alta: "Negatividade me desculpe, eu não tenho tempo para você. Tenho muitas coisas positivas para fazer.” Pegue as próximas 24 horas e cada vez que você começar a reclamar, diga isto, admita e detenha a negatividade. Quantas vezes você reclama e se encontra em pensamentos negativos? Pode ser com mais freqüência do que você pensa. Saiba que trazer a consciência a este hábito improdutivo é o primeiro passo para superá-lo. Você não tem permissão para reclamar de alguma coisa, a menos que você já esteja agindo para corrigir isto.
E quando se trata de suas interações com pessoas negativas ... Sorria, mesmo se você tiver de forçar e fingir. Rir, mesmo que doa. Não deixá-los chegar até você. Você é incrível e a vida é boa independentemente do que os outros digam. Aqueles que falam tentando rebaixar você estão desesperadamente tentam parecer melhores ao diminuir você. Se alguém não tem nada de bom a dizer, ignore.
2• As pessoas que tentam fazer você de idiota.
Quando você seguir seu coração e intuição alguém vai tentar desacreditá-lo por isso. Quando você finalmente encontrar algo que te faz feliz, nem todo mundo vai ser feliz com você. Quando você mostra a bondade para os outros, algumas pessoas vão questionar seus motivos. Quando você é honesto algumas pessoas vão tentar usar a sua honestidade contra você. Quando você busca enxergar o melhor em todos, alguns deles irão se aproveitar de você.
Não deixe que nenhuma dessas pessoas o faça parar de fazer as coisas que você faz. Essas pessoas não devem significar nada, muito menos o que dizem. No final, o que importa é como você se sente sobre si mesmo e sobre a vida que você leva. Você deve perguntar a si mesmo: "Eu sou orgulhoso de como eu vivo minha vida?"
3• Opiniões de outras pessoas sobre o que é melhor para você.
Você não pode ser sempre agradável, pois assim as pessoas se aproveitarão de você. Você tem que definir limites. Nunca mude só para impressionar alguém. Mude porque faz de você uma pessoa melhor e leva você para um futuro melhor. Sendo o seu verdadeiro eu é a fórmula mais eficaz para a felicidade e o sucesso.
Verdade seja dita, uma das maiores liberdades existentes é simplesmente não se importar com o que todo mundo pensa de você. Assuma riscos. Siga sua intuição. Não basta aceitar as escolhas seguras e fáceis porque você está com medo do que os outros possam pensar ou dizer. Às vezes você precisa sair, tomar um ar e lembrar-se de quem você é e o que você quer ser. Você tem que tomar uma posição e fazer as coisas do seu jeito, não importa o que alguém pensa ou diz sobre você. Não deixe que mentes pequenas o convençam de que seus sonhos são grandes demais e por isto são impossíveis. Eles não são.
4• A idéia persistente de perfeição.
A busca da perfeição sempre termina em devastação. Pensar que você tem que fazer as coisas com perfeição é como tentar levantar 500 quilos e levar isto nas costas – isto o esmagará. Segundo a pesquisa de Brene Brown, "A perfeição é correlacionada com depressão, ansiedade, dependência, e constante paralisação da vida ou ainda oportunidades perdidas. O medo de falhar, errar, não corresponder às expectativas das pessoas, e que está sendo criticado nos mantém fora da arena onde a competição saudável acontece."
Você pode não ser o mais bonito, o mais forte, ou a pessoa mais talentosa do mundo, e mesmo assim está tudo bem. Não finja ser alguém que você não é. Você é bom em ser você. Você pode não ter orgulho de todas as coisas que você fez no passado, mas tudo bem também. O passado não é o presente. Tenha orgulho de quem você é, como você cresceu, e o que você aprendeu ao longo do caminho.
Finalmente, você precisa perceber que perfeito é inimigo do ótimo. E o mundo real não recompensa a perfeição, mas recompensa as pessoas forjam seu próprio caminho mesmo através da dor.
5• O pensamento da ingratidão.
Quando a vida estiver boa, aproveite. Não vá à procura de algo melhor. A felicidade nunca vem para aqueles que não apreciam o que têm.
Para ser feliz não significa que você não deva desejar mais, porém isso significa que você seja grato pelo que você tem agora e ainda ser paciente para tudo que ainda está por vir. Muitas pessoas gastam dinheiro que não ganharam, para comprar coisas que eles não querem ou precisam, para impressionar pessoas que nem sequer conhece. Não seja uma dessas pessoas. Às vezes é fácil ficar tão preso ao tentar para alcançar algo novo e grande, que você deixar de notar todas as pequenas coisas que dão significado maior a sua vida. Epicuro chegou a dizer: "Não estrague o que você tem desejando o que você não tem, lembre-se de que o que você tem agora uma vez foi uma das coisas que você esperava ter."
6• A ideia de que tudo deve ser fácil.
Nem tudo que é enfrentado pode ser mudado, mas nada pode ser mudado até que seja enfrentado. Muitas pessoas nunca conseguem o que querem na vida porque quando a oportunidade bate à porta, elas ainda estão dormindo e sonhando e esperando por um milagre. Lembre-se, os problemas não são sinais de parada, eles são direções a serem corrigidas. Perder é uma experiência de aprendizagem. Força não é sinônimo de vitoria em tudo. Suas maiores lutas desenvolverão suas maiores forças.
No fim das contas, você não é o que você fez, mas o que você superou. Todas as dificuldades. Todos os erros. Todas as rejeições. Toda a dor. Todas as vezes que você perguntou por que. Todas estas coisas têm forjado a sabedoria e a força que irão ajudá-lo a brilhar a sua luz sobre o mundo, mesmo na mais escura das horas.
7• Resistência para mudanças.
Todos nós temos uma história. Todos nós passamos por algo que nos mudou de uma forma que nunca poderíamos voltar para que nós éramos uma vez. Na vida, esse tipo de mudança é inevitável. Tudo ao seu redor é, de certo modo, provisório – seu corpo, suas posses, seus relacionamentos, etc. Você não tem controle sobre cada pequena coisa que acontece com você, mas você tem controle sobre como você decide internalizá-la.
É preciso que se preste muita atenção as mudanças positivas em sua vida e também naquelas que estão a trazer-te problemas. Apreciar como o inesperado às vezes é melhor do que o que você esperava. O fim de algo bom é sempre o começo de algo grandioso.
Conclusão: Não se preocupe com as pequenas coisas. Simplesmente viva. Ame generosamente. Fale com sinceridade. Trabalhe com afinco. E simplesmente o que tiver de ser, será.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

OS 10 MANDAMENTOS DO CASAL

1. Nunca irritar-se ao mesmo tempo
A todo custo evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária. Então, será preciso que um dos dois acione o mecanismo que assegure a calma de ambos diante da situação conflitante. É preciso convencermo-nos de que na explosão nada será feito de bom. Todos sabemos bem quais são os frutos de uma explosão: apenas destroços, morte e tristeza. Portanto, jamais permitir que a explosão chegue a acontecer. D. Helder Câmara tem um belo pensamento que diz: "Há criaturas que são como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura...".
2. Nunca gritar um com o outro
A não ser que a casa esteja pegando fogo.
Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido. Alguém me disse certa vez que se gritar resolvesse alguma coisa, porco nenhum morreria... Gritar é próprio daquele que é fraco moralmente, e precisa impor pelos gritos aquilo que não consegue pelos argumentos e pela razão.
3. Se alguém deve ganhar na discussão, deixar que seja o outro
Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e de amor. Dialogar jamais será discutir, pela simples razão de que a discussão pressupõe um vencedor e um derrotado, e no diálogo não. Portanto, se por descuido nosso, o diálogo se transformar em discussão, permita que o outro "vença", para que mais rapidamente ela termine. Discussão no casamento é sinônimo de "guerra", de luta inglória. "A vitória na guerra deveria ser comemorada com um funeral"; dizia Lao Tsé. Que vantagem há em se ganhar uma disputa contra aquele que é a nossa própria carne? É preciso que o casal tenha a determinação de não provocar brigas; não podemos nos esquecer que basta uma pequena nuvem para esconder o sol. Às vezes uma pequena discussão esconde por muitos dias o sol da alegria no lar.
4. Se for inevitável chamar a atenção, fazê-lo com amor
A outra parte tem que entender que a crítica tem o objetivo de somar e não de dividir. Só tem sentido a crítica que for construtiva; e essa é amorosa, sem acusações e condenações. Antes de apontarmos um defeito, é sempre aconselhável apresentar duas qualidades do outro. Isso funciona como um anestésico para que se possa fazer o curativo sem dor. E reze pelo outro antes de abordá-lo em um problema difícil. Peça ao Senhor e a Nossa Senhora que preparem o coração dele para receber bem o que você precisa dizer-lhe. Deus é o primeiro interessado na harmonia do casal.
5. Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado
A pessoa é sempre maior que seus erros, e ninguém gosta de ser caracterizado por seus defeitos. Toda vez que acusamos a pessoa por seus erros passados, estamos trazendo-os de volta e dificultando que ela se livre deles. Certamente não é isto que queremos para a pessoa amada. É preciso todo o cuidado para que isto não ocorra nos momentos de discussão. Nestas horas o melhor é manter a boca fechada. Aquele que estiver mais calmo, que for mais controlado, deve ficar quieto e deixar o outro falar até que se acalme. Não revidar em palavras, senão a discussão aumenta, e tudo de mau pode acontecer, em termos de ressentimentos, mágoas e dolorosas feridas. Nos tempos horríveis da "guerra fria", quando pairava sobre o mundo todo o perigo de uma guerra nuclear, como uma espada de Dâmocles sobre as nossas cabeças, o Papa Paulo VI avisou o mundo: "a paz impõe-se somente com a paz, pela clemência, pela misericórdia, pela caridade". Ora, se isto é válido para o mundo encontrar a paz, muito mais é válido para todos os casais viverem bem. Portanto, como ensina Thomás de Kemphis, na Imitação de Cristo, "primeiro conserva-te em paz, depois poderás pacificar os outros". E Paulo VI, ardoroso defensor da paz, dizia: "se a guerra é o outro nome da morte, a vida é o outro nome da paz". Portanto, para haver vida no casamento, é preciso haver a paz; e ela tem um preço: a nossa maturidade.
6. A displicência com qualquer pessoa é tolerável, menos com o cônjuge
Na vida a dois tudo pode e deve ser importante, pois a felicidade nasce das pequenas coisas. A falta de atenção para com o cônjuge é triste na vida do casal e demonstra desprezo para com o outro. Seja atento ao que ele diz, aos seus problemas e aspirações.
7. Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo
"Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento" (Ef 4,26b)
Se isso não acontecer, no dia seguinte o problema poderá ser bem maior. Não se pode deixar acumular problema sobre problema, sem solução. Já pensou se você usasse a mesma leiteira que já usou no dia anterior, para ferver o leite, sem antes lavá-la? O leite certamente azedaria. O mesmo acontece quando acordamos sem resolver os conflitos de ontem. Os problemas da vida conjugal são normais e exigem de nós atenção e coragem para enfrentá-los, até que sejam solucionados, com o nosso trabalho e com a graça de Deus. A atitude da avestruz, da fuga, é a pior que existe. Com paz e perseverança busquemos a solução.
8. Pelo menos uma vez ao dia, dizer ao outro uma palavra carinhosa
Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem de expressá-las em voz alta. Não basta amar o outro, é preciso dizer isto também com palavras. Especialmente para as mulheres, isto tem um efeito quase mágico. É um tônico que muda completamente o seu estado de ânimo, humor e bem estar. Muitos homens têm dificuldade neste ponto; alguns por problemas de educação, mas a maioria porque ainda não se deu conta da sua importância. Como são importantes essas expressões de carinho que fazem o outro crescer: "eu te amo", "você é muito importante para mim", "sem você eu não teria conseguido vencer este problema", "a tua presença é importante para mim"; "tuas palavras me ajudam a viver"... Diga isto ao outro com sinceridade toda vez que experimentar o auxílio edificante dele.
9. Cometendo um erro, saber admiti-lo e pedir desculpas
Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o seu erro demonstra ser honesta consigo mesma e com o outro. Quando erramos não temos duas alternativas honestas, apenas uma: reconhecer o erro, pedir perdão e procurar remediar o que fizemos de errado, com o propósito de não repeti-lo. Isto é ser humilde. Agindo assim, mesmo os nossos erros e quedas serão alavancas para o nosso amadurecimento e crescimento. Quando temos a coragem de pedir perdão, vencendo o nosso orgulho, eliminamos quase de vez o motivo do conflito no relacionamento, e a paz retorna aos corações. É nobre pedir perdão!
10. Quando um não quer, dois não brigam
É a sabedoria popular que ensina isto. Será preciso então que alguém tome a iniciativa de quebrar o ciclo pernicioso que leva à briga. Tomar esta iniciativa será sempre um gesto de grandeza, maturidade e amor. E a melhor maneira será "não pôr lenha na fogueira", isto é, não alimentar a discussão. Muitas vezes é pelo silêncio de um que a calma retorna ao coração do outro. Outras vezes será por um abraço carinhoso, ou por uma palavra amiga.
Fonte: Canção Nova/ Prof. Felipe Aquino 
Fonte:Ignotus